Educação, cultura e esportes

Comissão do ensino médio adia relatório para debater pontos polêmicos

Relator terá mais uma semana acertar pontos ainda sem consenso com os membros da comissão que estuda a reformulação do ensino médio.

05/11/2013 - 17:48  

Dep. Wilson Filho (PMDB-PB)
Wilson Filho: "Se errarmos nesta proposta, vamos perder uma geração".

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reformulação do ensino médio adiou a apresentação do relatório para a próxima terça-feira (12). Um acordo entre os parlamentares que compõem a comissão definiu que o relator terá um prazo de mais sete dias para acertar pontos que ainda geram polêmica entre os integrantes da comissão.

 O relatório “tem que estar perfeito”, disse o relator Wilson Filho (PTB-PB): "Nós não podemos errar, propor uma coisa que não vá dar certo, porque cada erro que se tem em qualquer proposta de mudança na educação você perde uma geração. É uma geração que é teste daquela sua mudança e se não der certo ela não tem como voltar ao ensino médio, ela fez um mau ensino médio", advertiu.

Definição da área de conhecimento
Entre os pontos polêmicos que precisam ser acertados, o deputado Wilson Filho destacou a definição de quando os alunos poderão optar por uma área específica de conhecimento. Segundo ele, há quem defenda que no terceiro ano “nós pudéssemos ter o direito de o aluno escolher a ênfase que irá fazer naquele último ano”. De outro lado, diz o deputado, “muita gente defende que essa liberdade do aluno aconteça durante todo o ensino médio. Então, isso tem que ser ajustado", defende.

Entre as alterações que serão propostas no relatório, estão a adoção do espanhol como segunda língua estrangeira e a alteração do currículo atual, segmentado em áreas de conhecimento. O ensino profissionalizante também está incluído no relatório, além da construção de novas escolas para permitir o ensino em tempo integral.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Dourivan Lima

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.