08/06/2012 - 16h40

Escolas poderão ser obrigadas a ter programa de tratamento da dislexia

Gustavo Lima
Manoel Junior
Manoel Junior: o diagnóstico precoce melhora o aprendizado dos alunos com dislexia.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3394/12, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que obriga estados e municípios a manter programa nas instituições de educação básica para diagnóstico e tratamento de estudantes com dislexia.

Conforme a proposta, as escolas deverão ter material didático para aprendizagem de crianças e adolescentes disléxicos. Além disso, os professores da rede de ensino receberão cursos sobre o assunto.

O diagnóstico e o tratamento do transtorno serão feitos, de acordo com o texto, por equipe multidisciplinar, com a participação de educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos.

Dislexia
A dislexia é um transtorno de aprendizagem de leitura crônico, de origem neurobiológica. É o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial, segundo a Associação Brasileira de Dislexia.

Manoel Junior lembra que, apesar de não ser doença, a dislexia requer serviços especializados. “A criança com dislexia, devido às suas dificuldades de acompanhar o processo de aprendizagem dos demais alunos, tende a sentir-se frustrada e pode desenvolver problemas emocionais”, diz o deputado. O diagnóstico e o tratamento precoces aceleram, argumenta ele, a integração da criança com colegas de escola e melhoram o aprendizado.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Elisabeth Silveira | 14/06/2012 - 11h06
Quem sabe por força de lei a SMECD do meu municípiio resolva nomear as psicopedagogas concursadas pois os educandos com necessidades especais estão nas escolas aguardando um atendimento mais efetivo e específico de suas necessidades. E não são poucos, basta ver o índice de repetência que temos.
Maria de Fátima Torres | 13/06/2012 - 14h06
Dentro da equipe multidisciplinar é de relevante importancia a participação do fonoaudiólogo principalmente para desenvolver no dislexico a habilidade de consciência fonológica essencial principalmente para o aprendizado da leitura. Fátima Torres - fonoaudióloga.
Sylvia Maria Ciasca | 13/06/2012 - 09h02
Após trabalhar há muitos anos com Dislexia, e estarmos vivendo dias terríveis, onde até questionam a existência da mesma. Vejo com prazer a noticia acima, e gostaria até de reafirmar o conceito cientifico da Dislexia como um trasntorno especifico da aprendizagem com origem bastante definida e que precisa sem a menor chance de discussão de diagnostico, programas interventivos, acompanhamento e principalmente atenção. Sylvia Maria Ciasca, Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Atenção - DISAPRE, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP