Educação, cultura e esportes

Subcomissão fiscalizará legado cultural da Copa e da Olimpíada

02/05/2012 - 19:36  

Arquivo/ Beto Oliveira
Angelo Vanhoni
Para Angelo Vanhoni, legado cultural a ser deixado após a realização dos eventos precisa ser discutido.

A Câmara criou no dia 18 de abril a Subcomissão Especial para o Legado Cultural. O grupo ficará encarregado de acompanhar a organização e os investimentos realizados em infraestrutura cultural na preparação para os megaeventos esportivos que o País sediará nos próximos anos.

Segundo o Deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que sugeriu a formação da subcomissão, o debate sobre o legado cultural que será deixado para a população após a realização destes eventos também precisa ser discutido.

Além de fiscalizar as melhorias previstas para a infraestrutura cultural, como obras em museus, teatros e monumentos; os parlamentares também acompanharão a recepção aos turistas em instituições e acontecimentos culturais a serem realizados durante eventos de grande porte, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Os deputados deverão vistoriar ainda os investimentos, auditando as contas públicas, realizando reuniões para discutir os assuntos referentes à subcomissão e apoiando governo e iniciativa privada na definição de diretrizes relativas aos melhores projetos.

A eleição para presidente e vice-presidente da subcomissão está marcada para a quarta-feira (9).

Audiências
A subcomissão convidará os ministros do Esporte, da Cultura, do Turismo e da Casa Civil para participar de audiências públicas ainda sem datas marcadas. Também estão previstas reuniões com os presidentes dos fóruns de secretários estaduais de Cultura e de Turismo.

Da Redação/ JMP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.