Educação, cultura e esportes

Proposta institui novo critério para avaliação de educação superior

09/03/2012 - 18:20  

Diógenis Santos
dep. Bonifácio de Andrada
Para Bonifácio de Andrada, instituições devem formar profissionais que trabalhem pela comunidade.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3233/12, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que inclui os resultados da prática profissional dos formandos como um dos critérios de avaliação das instituições de educação superior. O projeto altera a Lei 10.861/04, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Hoje, a lei estabelece apenas, como um dos critérios para a avaliação das instituições, a comunicação com a sociedade. Para o autor da proposta, esse critério deve ganhar mais relevância. “O principal na avaliação da educação superior é a verificação em cada curso universitário do seu resultado em formar e preparar profissionais capazes de contribuir com seus serviços em favor da comunidade”, explica o deputado.

De acordo com a proposta, a comprovação da contribuição dos formandos à sociedade será medida por meio de levantamento especial chamado de “Identificação do Resultado Profissional da Faculdade (IRPF)”, o qual será disciplinado por regulamento do Poder Executivo.

Tramitação
A proposta ainda será enviada para análise das comissões da Câmara.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3233/2012

Íntegra da proposta