Educação, cultura e esportes

Audiência discute avaliação de faculdades da Amazônia Legal

02/08/2011 - 11:59  

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza hoje audiência pública para discutir a situação das faculdades da Amazônia Legal em relação ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O debate foi proposto pelo deputado Padre Ton (PT-RO). Ele quer discutir as regras da Portaria Normativa 4/08, que regulamenta os processos de renovação de reconhecimento de cursos superiores.

Conforme a portaria, os cursos que tenham obtido conceito preliminar satisfatório (igual ou superior a 3) são dispensados de avaliação in loco nos processos de renovação de reconhecimento.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga os conceitos preliminares de cursos a cada ano, segundo as áreas avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O deputado argumenta que as faculdades particulares localizadas nos estados que compõem a Amazônia Legal encontram-se em condições desfavoráveis de mercado, em relação às de outras regiões, devido à carência de profissionais docentes com titulação de programas de pós-graduação, especialmente de doutores. Por isso, têm dificuldade de atingir o conceito considerado satisfatório.

Foram convidados:
- o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa;
- o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi), Jorge de Jesus Bernardo.

A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 14.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.