29/04/2019 - 10h48

Projeto determina abertura dos bancos aos sábados e domingos

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Lançamento da frente. Dep. David Soares (DEM - SP)
Para Soares, muitas pessoas não conseguem ir ao banco durante a semana

O Projeto de Lei 1043/19 obriga os bancos a abrir as agências aos sábados, das 9 às 14 horas, e aos domingos, das 9 às 13 horas. O texto é de autoria do deputado David Soares (DEM-SP) e tramita na Câmara dos Deputados.

Soares alega que as agências ficam abertas por pouco tempo e no mesmo horário de trabalho das pessoas, que com isso não conseguem ir ao banco. Com o funcionamento nos finais de semana ele espera resolver esse problema.

O horário de atendimento nas agências bancárias é regulado pelo Banco Central. O horário mínimo de expediente para o público é de cinco horas diárias ininterruptas, com funcionamento obrigatório no período das 12 às 15 horas, horário de Brasília. Não há atendimento ao público aos sábados, domingos e feriados; na segunda e terça-feira de Carnaval; no dia de Corpus Christi, no dia 2 de novembro e no último dia útil do ano.

Proposta semelhante (PL 9075/17) foi apresentada à Câmara na legislatura passada, encerrada em janeiro, mas acabou arquivada.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Maria Aparecida | 13/06/2019 - 13h48
Totalmente desnecessário,os bancos já facilitam serviços digitais para fazer qualquer transação bancária.
CARLOS ROBERTO | 13/06/2019 - 13h23
Desnecessário deputado. Todos os bancos ja oferecem meios digitais para pagamentos. As lotéricas ja fazem serviços bancários aos sabados. os boletos que vencem nos finais de semana podem ser pagos na segunda feira sem juros. Deixa os bancários mais tempo livre com a familia. Vamos criar propostas que sejam úteis ao povo deputado. Que tal abrir um canal de sugestões? Estamos de olho deputado.
FERNANDA THULLER TRAPAGA RODRIGUES | 11/06/2019 - 10h14
Que tal os deputados também começarem a trabalhar aos sábados, domingos, feriados e segundas-feiras pelo mesmo salário de um bancário? Acho que seria bem interessante pq somente quem tem real interesse em trabalhar pelo bem da população se candaditaria ao cargo