Economia

Cancelada reunião da comissão da MP sobre privatização de empresas de energia

02/04/2019 - 16:18  

Foi cancelada por falta de quórum a reunião desta terça-feira (2) da comissão mista que analisa a medida provisória que viabilizou a privatização de empresas de energia (MP 855/18).

A MP, cujo prazo expira em 23 de abril, trata das condições para a privatização de duas empresas de energia controladas pela Eletrobras — Amazonas Energia e Companhia Energética de Alagoas (Ceal), leiloadas em dezembro do ano passado.

O texto da MP determina que as duas empresas devem receber até R$ 3 bilhões para cobrir despesas com combustível comprado junto à Petrobras usado na geração de energia elétrica entre 1º de julho de 2017 e a data da transferência do controle acionário para o novo operador. O dinheiro, oriundo de fundos do setor energético, deveria ser repassado de acordo com as regras, em 60 parcelas para o concessionário que arrematasse as distribuidoras.

A MP ainda estabeleceu carência de cinco anos para a nova concessionária cumprir requisitos de eficiência econômica e energética estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A MP aborda ainda a permissão para troca de contrato entre termoelétricas de um mesmo proprietário e o custo de transporte em gasodutos.

Ainda não foi definida a data para a próxima reunião — em que deve ocorrer a apresentação do relatório do deputado Edio Lopes (PR-RR).

Saiba mais sobre a tramitação das MPs

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 855/2018

Íntegra da proposta