Economia

Proposta susta fim de cobrança sobre leite em pó importado da Europa e da Nova Zelândia

18/02/2019 - 13:29  

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Comissão geral para discutir sobre as circunstâncias e responsabilidades do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijó, em Brumadinho, MG. Dep. Reginaldo Lopes (PT - MG)
Lopes: Esta medida traz insegurança para o produtor brasileiro

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 21/19 pretende sustar os efeitos de medida adotada pelo Ministério da Economia (Circular nº 5/19) que encerrou a cobrança tarifária antidumping sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado, da União Europeia e da Nova Zelândia.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O autor, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), argumentou que há “sério risco” de o Brasil vir receber o excedente produzido pela União Europeia, atualmente com estoque que chega a 400 mil toneladas de leite em pó.

Conforme o parlamentar, milhares de famílias serão atingidas com o fim da tarifa de importação.
“Esta medida maltrata mais uma vez as pessoas de baixa renda que carregam a produção nas costas e se veem desamparadas por decisões que visam o lucro de empresas estrangeiras”, disse.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta