Economia

Debatedores convidados pela oposição criticam gestão da Petrobras

29/05/2018 - 16:36  

Em comissão geral realizada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (29), os debatedores convidados por partidos da oposição criticaram a atual gestão da Petrobras e realçaram que a empresa é uma estatal. “Nenhum país do mundo tem uma estatal que cuida do petróleo e é cotada na Bolsa de Nova York”, declarou o economista Paulo Kliass, servidor de carreira do Ministério do Planejamento.

“Agora estamos pagando o preço daquela decisão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, continuou. “A Petrobras é essencial para o Brasil, mas o governo [de Michel Temer] está levando a cabo uma política de destruição nacional. O País não depende da importação, pode definir os preços a partir dos custos internos”, argumentou.

Cláudio Oliveira, representante da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), questionou os levantamentos que apontam fragilidade nas contas da estatal. “Muitos dizem que ela é ineficiente, mas a Petrobras é a empresa de petróleo mais eficiente do mundo, a que gera mais caixa em relação às receitas”, disse, criticando a atual gestão por promover o adiantamento dos dividendos e, em função da Operação Lava Jato, fechar acordo com acionistas dos EUA antes da decisão final.

Na mesma linha, o consultor aposentado da Câmara Paulo César Lima citou estudo divulgado pela Aepet segundo o qual a estatal está praticando preços acima do mercado internacional. “Sem tributos, o preço no Brasil é muito mais alto que na Europa e nos Estados Unidos”, comentou.

Inflação
O supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal, Max Leno, disse que a atual política de preços da Petrobras teve impacto direto na população, pois nos últimos 12 meses, conforme estudo, o custo do transporte individual foi cinco vezes maior do que a inflação. Ele alertou que o custo de R$ 13 bilhões para o acordo com os caminhoneiros afetará um orçamento já fragilizado pelo teto dos gastos públicos.

Confira como foi a comissão geral no canal oficial da Câmara no YouTube

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.