Economia

Câmara debate com a União Europeia o combate ao desperdício de alimentos

01/11/2017 - 11:59  

Renato Araújo/Agência Brasília
Alimentos - combate ao desperdício hortifrutigranjeiros ressocialização presos presidiários internos
O combate ao desperdício de alimentos é tema de debate mundial

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados participou do seminário “Sem Desperdício – Diálogo União Europeia/Brasil”, realizado na terça-feira (31) no Museu de Arte do Rio de Janeiro. Foram discutidas estratégias de sucesso adotadas por países europeus que podem ser implementadas em outros locais e servir de base para a estruturação de ações.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o desperdício de alimentos chega a cerca de 1,3 bilhão de toneladas. Na América Latina, as perdas no varejo dariam para alimentar mais de 30 milhões de pessoas.

Por ano, 15% dos alimentos são desperdiçados na América Latina, o que corresponde a 6% das perdas mundiais. Isso ocorre em diferentes fases: 28% no consumo, 28% na produção, 22% no manejo, 17% no mercado e distribuição e 6% no processamento.

O tema, conforme a FAO, está sendo debatido em diversas instâncias e se relaciona a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: “Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, em nível de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita”.

Estudo na Câmara
O Cedes desenvolve atualmente um estudo sobre estratégias para evitar a perda e o desperdício de alimentos no Brasil, tendo como relator o deputado Evair de Melo (PV-ES). Ao final do trabalho, que deverá ser publicado no primeiro semestre de 2018, serão apresentados projetos de lei e indicações ao Poder Executivo.

No seminário no Rio, o Cedes foi representado pelo consultor legislativo da Câmara Rodrigo Dolabella, coordenador do estudo, e pelo articulador institucional Paulo Motta.

Da Redação - RM
Com informações do Centro de Estudos e Debates Estratégicos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.