Economia

Comissão da MP sobre participação estrangeira em empresas aéreas analisa plano de trabalho

Segundo o governo, mudança na legislação aumentará a competição no mercado doméstico e possibilitará que mais cidades sejam atendidas por voos regulares

04/05/2016 - 09:19  

A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 714/16 reúne-se nesta quarta-feira (4) para analisar o plano de trabalho.

A MP eleva, de 20% para 49%, o limite para a participação estrangeira no capital com direito a voto das companhias aéreas brasileiras. O relator da matéria é o deputado Zé Geraldo (PT-PA).

A norma altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86), que limitava a participação dos estrangeiros a 20% do capital votante da empresa. O código também restringia a direção das companhias a brasileiros. Essa exigência foi revogada pela medida provisória, abrindo espaço para a presença de administradores de outras nacionalidades.

A MP também extingue o Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero) a partir de 1º de janeiro de 2017. O Ataero foi criado pela Lei 7.920/89. Os recursos arrecadados são enviados para o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que financia o setor de aviação civil e a infraestrutura aeroportuária.

De acordo com a MP, o valor do Ataero será incorporado às tarifas a partir de 2017. Ou seja, não haverá redução tarifária para passageiros e companhias com o fim do adicional. Para a Infraero e as empresas que vierem a vencer os próximos leilões de concessão de terminais, a medida significará aumento de arrecadação, pois ficarão com a parcela referente ao Ataero que hoje vai para o Fnac.

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 9 da ala Alexandre Costa, no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 714/2016

Íntegra da proposta