Economia

Frente do Cooperativismo apresenta agenda institucional na Câmara

17/03/2016 - 14:15  

A Agenda Institucional do Cooperativismo 2016 foi apresentada a parlamentares e representantes do governo e do Poder Judiciário durante encontro na Câmara. No documento constam as principais demandas do setor.

Hoje, são mais de seis mil cooperativas atuando em 13 ramos da atividade econômica no País. Juntas, elas geram mais de 320 mil empregos diretos. Possuem mais de 11 milhões de associados e são responsáveis por cerca de 6 bilhões de dólares em exportação.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Osmar Serraglio
Presidente da Frente do Cooperativismo, Osmar Serraglio há propostas que estão sendo discutidas há anos na Câmara e não avançam

Atualmente, tramitam na Câmara dos Deputados mais de quinhentas proposições envolvendo cooperativismo. Para o coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), há alguns pontos que já estão sendo discutidos há anos, mas não avançam.

Na avaliação do parlamentar, o sistema tributário das cooperativas e a definição de como deve ser constituída uma cooperativa devem ser prioridades. "O tratamento adequado que a Constituição preconiza no sistema tributário às cooperativas tem sido uma luta de anos, que nós estamos enfrentando, e que nunca concluímos porque sempre há uma pendência ou uma restrição por parte da Receita Federal."

Uma cooperativa é formada por pessoas com objetivos comuns e divisão dos benefícios e obrigações. Para Serraglio, esse tipo de associação ajuda a enfrentar as dificuldades econômicas.
"Se eu vou precisar adquirir insumos para produzir na agropecuária, é diferente se nós nos unirmos e comprarmos, bem fortalecidos, grandes compras, outra é eu ir à esquina e comprar sozinho. Se eu estou associado, eu vou ter um custo menor, além de ter um amparo técnico", explica.

Além disso, ele ressalta os benefícios financeiros que são fundamentais para que as pessoas queiram fazer parte de uma cooperativa: "Imagine que os cooperados precisem de algum recurso e, em vez de se dirigirem ao sistema financeiro normal, eles vão a um banco cooperativo, os juros são outros, são diferenciados. Na verdade, a cooperativa é uma grande família onde todos se ajudam mutuamente e se fortalecem".

A Frente Parlamentar do Cooperativismo é uma das mais antigas da Câmara, foi criada em 1986. Atualmente, quase metade dos deputados faz parte da frente. 

Reportagem – Lianna Cosme
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.