Economia

Afif critica excesso de burocracia no País

19/03/2015 - 13:55  

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, aproveitou o debate no Plenário da Câmara nesta quinta-feira, para criticar o excesso de burocracia no País, ao comparar a situação brasileira com a de outros países.

Em Portugal, disse, são necessários apenas três documentos para identificação pessoal, ao passo que no Brasil são mais de 20. Já para a abertura de uma empresa, leva-se em média 2,5 dias em Portugal, e 102 dias no Brasil.

Afif contou ainda que, para receber auxílio-moradia como ministro, foi instado a apresentar 12 certidões de cartório para provar que não possui imóvel em Brasília. “A minha palavra, a minha assinatura não valia nada”, comentou. Para solucionar o problema, relatou, foi indicado a um despachante, que providenciou os papéis. “Se tivesse apresentado 12 certidões falsas também valeria”, ironizou.

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) aproveitou para destacar o desempenho pessoal do ministro no combate à burocracia no segmento das micro e pequenas empresas.

Reportagem – Tiago Miranda e Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.