Economia

Parlamentares debatem impostos sobre grandes fortunas

05/12/2011 - 15:42  

Assista ao programa Brasil em Debate, da TV Câmara.

Nesta edição do programa Expressão Nacional, da TV Câmara, os entrevistados são os deputados Alfredo Kaefer (PSDB-PR) e Cláudio Puty (PT-PA), que debatem propostas de impostos sobre grandes fortunas. Participam também o economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Sergei Soares e o secretário de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jacy Afonso.

Em meio à crise mundial, surge em vários países o debate sobre a criação de um imposto sobre grandes fortunas. Atualmente, no Brasil, o imposto incide sobre a renda, e não sobre o patrimônio. Pesquisas do Ipea apontam que, proporcionalmente, os mais pobres pagam mais impostos que os mais ricos, uma distorção que aumenta a desigualdade social.

No Congresso Nacional, tramitam vários projetos para implementar a taxação sobre grandes fortunas, mas há muita resistência. Um dos problemas é a dificuldade de se definir o tamanho do patrimônio de alguém e qual seria o parâmetro para grandes fortunas. Entre as propostas em tramitação está o Projeto de Lei Complementar 48/11, que cria um imposto sobre grandes fortunas para financiar gastos públicos com o setor de saúde.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.