Direitos Humanos

Comissão visita comunidades afetadas pela Base de Alcântara, no Maranhão

04/07/2019 - 08:44  

Agência Espacial Brasileira
Tecnologia - espacial - Base de lançamento de foguetes em Alcântara, no Maranhão
Base de Alcântara. Acordo assinado com os Estados Unidos precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados visitará o município maranhense de Alcântara nesta quinta (4) e sexta-feiras (5).

Os parlamentares querem avaliar os impactos sociais do acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre o Brasil e os EUA, que permite a exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara. A comitiva deve visitar duas comunidades ameaçadas em Alcântara, uma remanejada na década de 1980 e outra do litoral.

O acordo, firmado em março, prevê que Washington poderá lançar satélites e foguetes da base maranhense. O território continuará sob jurisdição brasileira.

A base de lançamento de Alcântara é considerada ideal para uso comercial em função da proximidade com a Linha do Equador, o que gera economia de propelente ou combustível do foguete. Para entrar em vigor, o acordo depende de aprovação do Congresso Nacional.

Integram a comitiva, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Helder Salomão (PT-ES); e os deputados Marcio Jerry (PCdoB-MA) e Bira do Pindaré (PSB-MA).

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.