Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos visita presídios em Manaus

Nos últimos dois anos, essa é a segunda vez que penitenciárias do estado são palco de massacres

06/06/2019 - 08:12  

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segurança - presídio - penitenciárias cadeias Anísio Jobim Manaus prisão rebelião crise carcerária penitenciária familiares
Presídio Anísio Jobim, em Manaus, onde uma briga no fim do mês passado deixou vários detentos mortos

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados faz hoje uma diligência em penitenciárias de Manaus (AM) para apurar casos de violação de direitos fundamentais.

Os deputados devem visitar o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e o Instituto Penal Anônio Trindade onde, na semana passada, 55 detentos foram assassinados por supostos rivais de uma facção criminosa.

Em 2017, outra briga entre duas facções deixou 56 mortos nos presídios de Manaus.

Amanhã a comissão reúne-se representantes do governo de Manaus.

Debate na Câmara
Na semana passada, a Câmara dos Deputados discutiu a situação do sistema carcerário no Brasil. Alguns especialistas ouvidos pelos deputados criticaram a privatização dos presídios e agentes penitenciários pediram a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 372/17) que cria a polícia penal.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou, em discurso lido no Plenário, que o Brasil tem a terceira maior população carcerária no mundo, com mais de 700 mil presos, e um déficit de mais de 300 mil vagas em presídios. Para Maia, o sistema penitenciário é tema impreterível.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.