Direitos Humanos

Deputados pedem informações a ministérios e prefeituras sobre migração de venezuelanos

10/04/2019 - 17:59  

A comissão externa que analisa a crise na fronteira entre Brasil e Venezuela aprovou oito requerimentos nesta quarta-feira (10). Todos, aprovados por unanimidade, são pedidos de informações sobre a situação no Estado de Roraima e nos municípios de Rondônia e Pacaraima.

Além do governador e dos prefeitos das duas cidades, a quem os deputados solicitam informações sobre os impactos da migração dos venezuelanos nos serviços públicos e na economia, foram pedidos dados aos ministros da Economia, da Educação, da Defesa, da Saúde e da Justiça.

Os deputados questionam, por exemplo, se os municípios receberam recursos da União, destinados à melhoria dos serviços de saúde, devido ao aumento da demanda após a chegada dos venezuelanos; se houve aumento na incidência de doenças endêmicas; e em que medida o fenômeno migratório afetou a atividade econômica local, incluindo o aumento do desemprego na região. Há, ainda, questionamentos sobre ações empreendidas no âmbito do Comitê Federal de Assistência Emergencial, instituído no ano passado pelo governo federal.

A comissão externa marcou para os próximos dias 29 e 30 visitas às cidades de Boa Vista e Pacaraima.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.