Direitos Humanos

Diploma Bertha Lutz será entregue nesta manhã

Juízas, artistas, produtoras artesanais, ativistas, políticas e professoras receberão a homenagem

26/03/2019 - 08:29  

Reprodução
Vereadora Marielle Franco
A vereadora carioca assassinada Marielle Franco é uma das homenageadas

O Congresso Nacional promove uma sessão solene hoje, às 10 horas, para entregar o Diploma Bertha Lutz a 23 indicadas.

Entre as homenageadas estão Laissa Polyana – a adolescente portadora de atrofia muscular espinhal que emocionou a todos em audiência no Senado sobre a falta de medicação para o tratamento no Sistema Único de Saúde -; e Leiliane Silva – a vendedora que ajudou a salvar o motorista de caminhão preso às ferragens, no acidente que envolveu o helicóptero em que estava o jornalista Ricardo Boechat.

Também serão homenageadas várias mulheres in memoriam, entre elas a vereadora Marielle Franco (1979-2018), a atriz Bibi Ferreira (1922-2019) e a professora Heley de Abreu Silva Batista (1974-2017), que morreu ao salvar crianças de um incêndio numa creche em Janaúba (MG).

Uma novidade deste ano foi a concessão do diploma para um homem – o jurista Carlos Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.

A premiação
O Diploma Bertha Lutz é entregue pelo Congresso desde 2001, em reconhecimento a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira. O nome do diploma é uma referência a Bertha Lutz, precursora no Brasil na luta pelo direito de voto às mulheres, conquistado em 1932.

Bertha Lutz (1894-1976) é uma referência para o movimento feminista no Brasil. Ela foi a segunda mulher a se tornar deputada federal na história do país. A primeira foi Carlota Pereira de Queirós.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.