Direitos Humanos

Para deputados, políticas para a primeira infância são essenciais para desenvolvimento do País

19/10/2017 - 14:38  

Diversos deputados destacaram, durante a comissão geral sobre a primeira infância no Plenário, realizada nesta quinta-feira (19), que as políticas para as crianças de zero até seis anos são essenciais para promover o desenvolvimento do País.

O deputado JHC (PSB-AL), um dos que pediu a realização da comissão, disse que investir em primeira infância significa investir na principal fase do ser humano. Para ele, as diretrizes traçadas para a primeira infância são “animadoras”, a despeito das dificuldades atuais de orçamento. Porém, segundo ele, em seu estado – Alagoas –, por exemplo, as políticas estão sendo negligenciadas.

Também autor do requerimento de realização do debate, o deputado Felipe Bornier (Pros-RJ) afirmou que a primeira infância tem que ser tratada como prioridade pela Casa. “É o melhor caminho para alcançarmos uma sociedade mais próspera”, ressaltou. “A primeira infância é a primeira etapa de formação de qualquer cidadão, é nesta época que adquirimos valores éticos e morais”, completou.

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que também apoiou a promoção da comissão geral, destacou que o Brasil tenta recuperar o prejuízo, em relação às políticas para a primeira infância. “É uma questão de estratégia para o nosso futuro, inclusive economicamente necessária”, observou. “Se o Brasil adotar uma geração, esta geração adota o Brasil”, opinou.

“O dinheiro não pode ser a justificativa para não implementar a política pública para a primeira infância”, acrescentou a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).

Reportagem - Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.