Direitos Humanos

Especialista diz que RS diminuiu casos de leishmaniose tratando os animais doentes

CPI de Maus Tratos de Animais também tomou depoimento de tenente acusado de matar cachorro

17/11/2015 - 20:37  

Em audiência nesta terça-feira (17) na CPI de Maus Tratos de Animais, a deputada estadual no Rio Grande do Sul (RS) e ex-secretária especial dos Direitos Animais de Porto Alegre (Seda), Regina Becker, relatou algumas medidas tomadas no estado para combater o aumento dos casos de leishmaniose. Ela informou que durante a epidemia, a prefeitura resolveu proibir o abate dos animais e optou pelo tratamento da doença. A medida, segundo a deputada estadual, funcionou e o número de casos de leishmaniose diminuiu. Regina Becker é especialista no assunto.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência Pública
CPI discutiu o controle dos casos de leishmaniose com a deputada estadual do RS Regina Becker

Depoimento
A CPI também ouviu nesta terça o depoimento do tenente da Polícia Militar da Bahia, Wilson Pedro dos Santos Júnior. Acusado de matar o cachorro de estimação da vizinha, Bruna Holtz, na cidade de Teixeira de Freitas (BA), em junho deste ano, o tenente assumiu a autoria do crime e se diz arrependido do ocorrido. Questionado sobre o porquê do disparo contra o animal, ele respondeu que cometeu um ato sem pensar, motivado pela ira. O depoente denunciou, entretanto, que sofreu recorrentes provocações por parte da vizinha.

Depois do ocorrido, o tenente foi afastado do cargo ostensivo da profissão e ficará em funções administrativas da corporação até a conclusão dos processos militar e civil.

A comissão já tomou o depoimento da vizinha Bruna Holtz.

O relator da CPI, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que comandou o interrogatório, disse que a comissão irá tomar providências: "Primeiro vamos fazer uma solicitação à Polícia Militar para saber sobre o andamento do inquérito policial militar e do inquérito civil. Nós vamos aguardar e, obviamente, vamos acompanhar o caso para que o desfecho seja, se possível, a expulsão do tenente dos quadros da polícia militar da Bahia, de um sujeito que cometeu uma atrocidade dessas".

A CPI deve se reunir ainda esta semana, no Espirito Santo, para debater os casos de maus tratos de animais no estado.

Reportagem - Ana Gabriela Braz
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.