Direitos Humanos

Líderes indígenas pedem que deputados mantenham direitos conquistados

10/11/2015 - 18:53  

Luis Macedo
Índios fazem manifestação no corredor das comissões
Índios fazem manifestação na Câmara contra PEC 215

Cerca de 20 líderes indígenas kayapó, do Mato Grosso, e também de outros povos visitaram a presidência da Câmara dos Deputados e lideranças de vários partidos, na manhã desta terça-feira (10), para expressar preocupação com uma série de propostas em tramitação na Casa.

A principal delas é a PEC 215/00, já aprovada em comissão especial e que está pronta para ser votada no Plenário. A proposta transfere da Funai para o Congresso a palavra final sobre demarcação de terras indígenas.

O líder indígena Takura Kaiapó explica que eles são contrários à mudança porque atinge direitos conquistados ao longo dos anos. Ele afirma que também não aceita que pessoas que não conhecem a sua cultura falem em nome dos índios.

“Estão querendo nos tornar iguais ao cidadão brasileiro. Podemos ser iguais sim, na semelhança. Mas na questão cultural, questão da língua, no modo de viver, nós somos diferentes”, explicou Kayapó.

Os líderes indígenas prometem voltar amanhã para continuar o diálogo com os parlamentares. Na última semana, eles também vieram ao congresso protestar contra a PEC 215.

Reportagem - Ana Raquel Macedo
Edição - Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 215/2000

Íntegra da proposta