Direitos Humanos

Cacique Raoni diz que os brancos estão acabando com as terras indígenas

16/04/2015 - 15:57  

Gabriela Korossy - Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional do Índio. Cacique Raoní
O cacique Raoni também se manifestou contra a PEC 215/00

O cacique Raoni, líder da etnia caiapó, discursou em sua língua nativa na sessão solene em homenagem ao Dia do Índio (19 de abril), realizada nesta quinta-feira (16) no Plenário da Câmara dos Deputados, e disse que os parlamentares têm que respeitar os povos indígenas. “Aqui moravam os nossos ancestrais. Essa terra era dos nossos ancestrais. O Brasil foi invadido, e os brancos chegaram aqui acabando com nossas riquezas. Estão matando todos os animais e estão acabando com nossa terra. Isso eu não gostei”, disse.

Ele afirmou que nenhum índio aceita a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que transfere do Executivo para o Legislativo a decisão sobre a demarcação de terras indígenas. “Para que aprovar essa PEC?”, questionou.

Ameaça
A índia Sonia Guajajara, representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, disse que há na Câmara uma ameaça “grave e letal” contra os índios, que é a PEC 215/00. Para ela, se aprovar a proposta, o Congresso vai decretar a morte dos povos indígenas.

Ela afirmou também que há outras ameaças, como o projeto de lei da biodiversidade e do patrimônio genético (PL 7735/14). Segundo Sonia Guajajara, a proposta foi negociada às escondidas no Senado com empresas farmacêuticas e de cosméticos. “Os índios foram impedidos de participar das negociações”, afirmou.

Cobra grande
O índio yanomami Davi Kopenawa disse que seu povo é sagrado. “Os brancos não conhecem meu povo. Só conhecem internet, não conhecem a realidade de quem vive na floresta. Nesta Casa está a cobra grande [PEC 215]. Nós viemos aqui defender o nosso direito. Temos que matar a cobra grande, queimar e enterrar para não aparecer mais”, ressaltou.

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.