Direitos Humanos

Começam obras de acessibilidade no Plenário da Câmara

Até o início de outubro, sessões deliberativas serão realizadas no Auditório Nereu Ramos.

18/07/2014 - 17:07  

Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
Reforma do Plenário Ulysses Guimarães
Reforma está prevista para ser concluída em 6 de outubro.

Tiveram início nesta sexta-feira (18) as obras no Plenário Ulysses Guimarães, local onde são realizadas as sessões da Câmara dos Deputados, para garantir acessibilidade plena a todas as pessoas com deficiência. Entre outras medidas, a mesa onde fica o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, será rebaixada em 33 centímetros, a fim de facilitar o acesso, e as escadas que dão acesso à mesa serão substituídas por rampas.

Até a conclusão da reforma, prevista para o início de outubro, as deliberações da Câmara serão realizadas do Auditório Nereu Ramos.

Nesta semana, Alves informou que a deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), que é cadeirante, deverá presidir a sessão inaugural do Plenário após as obras. “Faremos uma reforma nesta Casa, que espera há 14 anos, para dar mais acessibilidade às pessoas com deficiência. Esperamos voltar em outubro e que a deputada Rosinha possa falar com muito mais dignidade da tribuna desta Casa”, declarou o presidente.

Divulgação
Maquete do Plenário da Câmara após as obras de acessibilidade
Maquete do Plenário da Câmara após as obras de acessibilidade

Atualmente, a Câmara possui três deputados – Walter Tosta (PSD-MG) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), além da própria Rosinha da Adefal – com dificuldades de locomoção que utilizam um elevador adaptado para acessar a tribuna e fazer pronunciamentos.

As obras deverão permitir o acesso direto à tribuna e à Mesa Diretora sem a necessidade do elevador.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.