Direitos Humanos

Movimento black bloc surgiu nos anos 1980 na Alemanha

23/10/2013 - 20:32  

Na audiência desta quarta-feira da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, os especialistas que estudam o fenômeno lembraram que o movimento black bloc surgiu nos anos 1980, na Alemanha, em resposta à ação truculenta da polícia na repressão aos protestos contra as usinas nucleares.

A proposta é anarquista, apesar de o movimento ser heterogêneo e se juntar a lutas populares por "mudanças de fato". O uso da máscara teria efeitos prático (evitar a identificação) e simbólico (representar uma luta coletiva), segundo a professora de relações internacionais da Universidade Federal de São Paulo Esther Gallego. Não há hierarquia entre os membros do grupo.

Tratamento hipócrita
De forma geral, os especialistas criticaram os atos de violência, mas ressaltaram que há "hipocrisia" no trato do assunto no Brasil. Segundo Esther Gallego, o País vive uma "violência sistêmica" expressa nos elevados índices de homicídio e de truculência policial.

O advogado Gustavo Oliveira, coordenador do blog "Para entender Direito", complementou: "Máscara é instrumento útil para combater ditaduras. Já numa democracia, é instrumento de covardes. Quando a polícia age com truculência incentiva os manifestantes a se esconder atrás de máscaras".

Espetacularização pela imprensa
A imprensa também foi acusada de, em alguns casos, "espetacularizar" a ação dos black bocs: "Em São Paulo, às vezes, eles não são nem 40 e há até mais jornalistas do que black blocs na manifestação", afirma Gallego, que também manifesta preocupação diante da radicalização de policiais e black bocs no Rio de Janeiro e em São Paulo, com riscos de se transformar em uma "grave espiral de violência".

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.