Direitos Humanos

Presidente da Câmara convida índios para negociação

16/04/2013 - 18:44   •   Atualizado em 16/04/2013 - 18:53

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, convidou as lideranças indígenas a, dentro de dez minutos, depois de esvaziado o Plenário, negociarem uma alternativa que venha ao encontro das preocupações dos povos indígenas. A reunião ocorrerá no gabinete da Presidência.

“Com a autoridade inegociável que o Plenário conferiu ao presidente da Casa, peço isso aos senhores, que respeitem esse Parlamento”, afirmou.

Ele convidou também os parlamentares que negociam a favor da intenção dos indígenas de barrar a tramitação da PEC 215/00 e os que são a favor dela. A PEC 215 transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.

Os índios invadiram o Plenário na tentativa de barrar a criação da comissão especial sobre a PEC, por avaliar que a proposta vai inviabilizar a criação de novas reservas. Alves encerrou a sessão até que o Plenário seja esvaziado.

Respeito mútuo
Alves disse que os deputados respeitam os povos indígenas, mas pediu que os líderes desses povos também respeitem o Parlamento.

“A todos os povos indígenas, manifestamos o nosso respeito quanto às suas manifestações culturais. Mas quem respeita também merece respeito”, afirmou.

“Já assisti, nessa Casa, a momentos dos mais difíceis de alegria e de frustração. E, por isso mesmo, o respeito a esse Plenário é inegociável porque é o espaço mais democrático que o povo brasileiro pode encontrar em qualquer lugar”, disse.

Assista ao vivo

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.