Direitos Humanos

Deputados aprovam relatório em defesa dos índios Guarani-Kaiowá no sul do MS

16/04/2013 - 12:12  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Ato Político contra o avanço da Bancada Ruralista em Territórios Indígenas
Índias acompanham votação de relatório.

A comissão externa aprovou, há pouco, o relatório final em defesa dos índios guarani-kaiowá no sul do Mato Grosso do Sul. "A nossa posição é que a fazenda seja desapropriada e a terra entregue para os índios", disse o deputado Sarney Filho (PV-MA).

Ele elaborou o relatório da comissão externa que foi em dezembro visitar em Iguatemi (MS) para conhecer as condições de vida da comunidade instalada em uma área de dois hectares da Fazenda Cambará, conhecida como Pyelito, nas margens do Rio Hovy.

A propriedade tem 762 hectares e se destina principalmente à pecuária de corte; cerca de 570 hectares estão plantados com pastagens. Além disso, 70 hectares foram plantados com eucalipto.

Segundo o relatório final, há mais de um ano que as crianças deixaram de frequentar a escola. Os índios não têm disponível nenhum meio de transporte e o proprietário bloqueia a estrada por um lado e, pelo outro, há o rio Hovy, que requer um barco, algo que os Guarani não têm.

Vários parlamentares discursam contra a instalação da comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 215/00, que transfere ao Congresso a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas.

A criação da comissão especial foi aprovada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, na última quinta-feira (11).

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.