Direitos Humanos

Representante de ministério defende enfrentamento do racismo

Segundo gerente de projetos do Ministério da Igualdade Racial, a promoção da igualdade no trabalho não é possível sem o combate ao racismo.

12/04/2012 - 11:28  

A gerente de Projetos, Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas do Ministério da Igualdade Racial, Mônica Alves, disse há pouco que não é possível fazer promoção da igualdade no trabalho sem enfrentamento do racismo. “Ainda temos uma situação de fortes desigualdades que mantém homens brancos na primeira posição de trabalho e as mulheres negras em última colocação”, disse.

Ela participa de audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público que discute as relações de trabalho e a promoção da igualdade racial. No mês passado, a comissão debateu o trabalho decente para domésticos.

O debate foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP). Ele afirma que a noção de Trabalho Decente abrange a promoção de oportunidades para mulheres e homens do mundo para conseguir um trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança e capaz de garantir uma vida digna.

De acordo com o deputado, o trabalho decente é o eixo central para onde convergem os quatro objetivos estratégicos da Organização Internacional do Trabalho (OIT): respeito às normas internacionais do trabalho, promoção do emprego de qualidade, extensão da proteção social e fortalecimento do diálogo social.

A audiência prossegue no plenário 12.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.