Direitos Humanos

Comissão aprova cota para negros em programas profissionalizantes

21/05/2009 - 17:38  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou na quarta-feira (20) emenda do Senado ao Projeto de Lei 832/03, do deputado Sandes Júnior (PP-GO).

O projeto determina que pelo menos 20% dos recursos alocados em ações de qualificação profissional, no âmbito do Programa do Seguro Desemprego, sejam reservados para negros e pardos.

As mudanças sugeridas pelos senadores estabelecem que a cota criada seja compartilhada entre homens e mulheres afrodescendentes.

O objetivo é que seja assegurada às mulheres participação pelo menos igual à que têm no segmento da população que se quer beneficiar. Além disso, a expressão "raça" foi excluída do texto.

Impedir desigualdades
A relatora da emenda na comissão, Janete Rocha Pietá (PT-SP), afirmou que a vinculação de parte dos recursos à população negra e parda feminina, proposta pelo Senado, vai "impedir que sejam geradas novas desigualdades dentro do próprio universo de negros e pardos" na distribuição dos recursos destinados à formação profissional.

Tramitação
O projeto foi aprovado originalmente em abril de 2006. Agora, foi aprovada a emenda do Senado. Se o texto com a emenda for aprovado, ele vai à sanção presidencial com a alteração. Caso contrário, prevalece o texto original.

A emenda do Senado ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida será votada pelo Plenário.

Notícias relacionadas
Chinaglia diz que cotas reparam situação `perversa` no País
Aprovada cota para negros, índios e pobres em escolas federais
Frente defende cotas para promover igualdade racial
Relator diz que Estatuto da Igualdade Racial deve ir ao Plenário

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 832/2003

Íntegra da proposta