Direito e Justiça

Indenização por danos materiais e morais contra União poderá ir para juizados especiais

11/01/2019 - 09:13  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Delegado Waldir (PR - GO)
Delegado Waldir: A proposição visa simplificar o rito processual e facilitar o acesso a este direito a todos os brasileiros

O Projeto de Lei 10658/18 inclui ações por indenização por danos materiais e morais contra a União, estados e municípios na Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Lei 9.099/95). A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, também vale para fundações e associações prestadoras de serviços públicos.

Hoje em dia, a lei garante competência para os juizados especiais para causas de até 40 salários mínimos, ações de despejo de uso próprio e ações de posse sobre imóveis de baixo valor.

Segundo o autor da proposta, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), a busca pela indenização por danos causados por responsabilidade do Estado não é prática comum no Brasil. “Uma das causas é a concepção popular das delongas de se manejar uma ação contra o Poder Público.”

O deputado afirmou que o projeto vai “permitir a concretização” de um direito constitucional com a simplificação do rito processual.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 10658/2018

Íntegra da proposta