Direito e Justiça

Encerrada reunião de comissão que analisa destaques sobre licença para a mãe de prematuro

22/11/2017 - 13:58   •   Atualizado em 22/11/2017 - 15:32

Foi encerrada a reunião da comissão especial da Câmara que analisa a ampliação da licença maternidade em caso de bebê prematuro e que insere na Constituição a proteção da vida desde a concepção. Estava prevista a votação de dez destaques ao substitutivo do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) às PECs 181/15 e 58/1, aprovado no último dia 8.

Segundo o presidente da comissão especial, Evandro Gussi (PV-SP), havia intenção de retomar a reunião após a sessão deliberativa do Plenário. Agora, uma nova data será marcada.

Antes de a reunião ser suspensa, o deputado Diego Garcia (PHS-PR) apresentou requerimento para que os destaques à proposta fossem votados antes da leitura e votação da ata da reunião passada – a ideia será analisada quando a reunião for retomada. Além disso, Garcia sugeriu que seja feito um plebiscito sobre o tema com a população brasileira.

Debates
O deputado Alan Rick (DEM-AC) disse que não há intenção, com a proposta, de excluir as possibilidades de aborto legal – em caso de estupro e de risco à saúde da mãe, previstas atualmente no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).

Porém, integrantes da bancada feminina na Câmara afirmaram que a mudança no texto constitucional poderá acabar com essas possibilidades de aborto legal.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou ainda que a proposta de Mudalen tem vício de iniciativa, já que o substitutivo trata de tema diverso da PEC original, que versa exclusivamente sobre a ampliação da licença para mães de bebês prematuros.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Confira como foi a reunião pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no Youtube

Reportagem - Lara Haje
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 58/2011

Íntegra da proposta