18/08/2016 - 18h59

Projeto determina volta do Brasão da República na capa dos passaportes

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as políticas de assistência social, saúde e educação para as pessoas com transtorno do espectro autista adultos. Dep. professor Victório Galli (PSC-MT)
Galli: nenhuma autoridade do Poder Executivo tem o poder de suprimir um símbolo da República de um documento tão importante que é o passaporte

O passaporte brasileiro poderá ter obrigatoriamente o Brasão da República Federativa do Brasil na capa.

É o que determina o Projeto de Lei 5747/16, do deputado Professor Victório Galli (PSC-MT), que tramita na Câmara dos Deputados.

Galli ressalta que o Brasão da República é símbolo do País, conforme a Constituição.

Além disso, ele aponta que a Lei 5.700/71, que trata da forma e a apresentação dos símbolos nacionais, traz a obrigatoriedade de constar o Brasão da República Federativa do Brasil dos documentos públicos federais expedidos e publicados.

Divulgação
Passaportes brasileiro - antigo e novo

O deputado acrescenta ainda que o Decreto Presidencial 8.374/14, que normatiza a expedição de novos passaportes, não trata e nem determina em nenhum artigo a modificação ou supressão do Brasão. “Mas o que temos visto no novo passaporte é uma figura que parece o Cruzeiro do Sul em sua capa”, ressalta.

“Entendo que nenhuma autoridade do Poder Executivo, especialmente o Ministério da Justiça, tem o poder de suprimir um símbolo da República de um documento tão importante que é o passaporte”, destacou. Para ele, o ato configura contravenção à Lei 5.700/71.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Marlene de Mello Perez | 13/04/2019 - 23h10
Fui renovar meu passaporte, que agora tem uma duração maior (dez anos), portanto, o meu último passaporte, pois tenho 84 anos, e vi com surpresa e muita indignação, o cruzeiro e o Mercosul na capa do meu passaporte atualizado na semana passada. Preciso saber quando voltará o nosso brasão da República, com que sempre convivi para colocar nele, com meu orgulho de brasileira, o visto americano, que está prestes a terminar a validade (que será de 10 anos). Aguardo resposta positiva com meu agradecimento. Marlene de Mello Perez.
Agradecemos o contato e a participação. Informamos que o PL 5747/2016 foi arquivado dia 31/01/2019, nos termos do Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Verifique em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2090377
Resposta enviada pela Câmara dos Deputados
Vanda Berlini | 29/01/2019 - 17h13
Volta, volta Brasão! Volta! Volta pra nossos passaportes, pois tanto amamos o Brasil, e somos orgulhosos de sua soberânia!
Adriano Galdino | 19/01/2019 - 12h39
O PASSPORTE de COR Verde com o BRASÃO DOURADO é muito mais Real a bandeira e aos símbolos do Brasil.poderia melhora-lo colocando nas folhas internas impressões da cultura brasileira e fauna natureza em florescente e refletivas seria um passaporte em destaque mundial.