Direito e Justiça

CCJ admite PEC sobre estatuto de servidores do Judiciário

03/06/2008 - 20:51  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 190/07, do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que atribui ao Supremo Tribunal Federal (STF) a iniciativa para elaborar o Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário.

O relator, deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP), apresentou parecer favorável à proposta e destacou que a medida conta com o aval do STF. Na prática, segundo o relator, a PEC "contribuirá para manter a unidade do Poder Judiciário".

Diretrizes comuns
Segundo a PEC, o STF deverá enviar projeto de lei complementar ao Congresso Nacional para regulamentar o estatuto. O objetivo é estabelecer diretrizes gerais para as carreiras técnicas, inclusive com parâmetros comuns de remuneração.

O autor explicou que a atual pluralidade de regimes impostos aos servidores "ofende não apenas a estrutura una do Poder Judiciário, mas também o princípio constitucional da isonomia", viabilizando o surgimento de graves diferenças salariais, mesmo para aqueles que exercem atividades similares.

Flávio Dino lembra que os magistrados são regidos pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lei Complementar 35/79), enquanto os servidores da Justiça federal e da Justiça estadual são submetidos a regras distintas. O estatuto, em sua avaliação, sanaria as atuais distorções. Ele disse ainda que o texto não vai contrariar a autonomia dos tribunais de Justiça para propor a criação e extinção de cargos e a revisão dos planos de cargos e salários.

Tramitação
A PEC será agora analisada por uma comissão especial, antes de seguir para votação em dois turnos no plenário.

Conheça a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Câmara aprova criação de 320 cargos e funções no STJ
Aprovados novos cargos e funções no TST
Câmara aprova reestruturação do Tribunal de Justiça do DF

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.