Consumidor

Defesa do Consumidor aprova instalação de equipamento para eliminar ar da tubulação de água

08/06/2018 - 13:37  

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 527/15, que permite ao consumidor a instalação, provisória ou definitiva, de aparelho eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água.

Nilson Bastian
Sessão Especial do Impeachment - deputado Irmão Lázaro - (PSC-BA)
Irmão Lazaro ressalta que a proposta pode evitar cobranças indevidas

O projeto, do deputado César Halum (PRB-TO), também obriga os hidrômetros instalados após a promulgação da lei, se aprovada, a terem o eliminador de ar instalado conjuntamente.

Segundo o autor, o ar presente no encanamento de água tem elevado o valor das faturas, pois faz os ponteiros girarem, como se fosse água, gerando cobrança por recursos não utilizados pelo consumidor.

De acordo com o texto, os aparelhos deverão ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e os custos da instalação serão da concessionária. A instalação e a retirada do aparelho deverão ser solicitadas à concessionária de água da região.

O relator na comissão, deputado Irmão Lazaro (PSC-BA), defendeu a proposta. Segundo especialista citado pelo relator, laboratórios de várias regiões do País já comprovaram a presença de ar nas redes de distribuição, o pode gerar movimentação do hidrômetro e medição exagerada.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 527/2015

Íntegra da proposta