Consumidor

Entra em vigor lei da divulgação detalhada de tarifas de serviços públicos na internet

06/06/2018 - 16:44  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Entrega da Medalha do Mérito Legislativo 2016. Dep. Felipe Bornier (PROS-RJ)
Bornier: é imperativo fazer valer os direitos dos consumidores

As concessionárias de serviços de gás, água, telefonia e energia elétrica terão que divulgar na internet, de forma clara e de fácil compreensão, o valor das tarifas e a evolução dos preços ao longo dos últimos cinco anos. É o que estabelece a Lei 13.673/2018, que foi publicada no Diário Oficial da União e já entrou em vigor nesta quarta-feira (6).

A nova lei tem origem no Projeto de Lei 5050/09, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), aprovado pela Câmara e pelo Senado. Para Bornier, "é imperativo fazer valer os direitos de milhares de usuários de serviços públicos, principalmente no que diz respeito à cobrança".

O texto altera a Lei das Concessões, a lei que criou a Agência Nacional de Energia Elétrica e a Lei Geral de Telecomunicações.

Na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado, o texto foi relatado pelo senador licenciado Cidinho Santos (PR-MT). Para ele, a mudança aperfeiçoa a legislação, garantindo mais direitos aos consumidores.

"A proposição legislativa permitirá ao consumidor descobrir com mais facilidade o valor da tarifa cobrada pela prestadora do serviço público, de modo a comparar o preço cobrado por fornecedores que ofertam os mesmos serviços", destacou. O senador também disse que a divulgação das informações não provocará aumento significativo de custos aos consumidores.

Da Redação – WS
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5050/2009

Íntegra da proposta