21/10/2015 - 10h43

Comissão debate número de atendimentos ao consumidor em recalls

O número de atendimentos das campanhas de chamamento (recalls) será tema de audiência pública hoje na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

A deputada Maria Helena (PSB-RR) solicitou o encontro para promover o debate sobre os mecanismos de atendimento ao consumidor nas campanhas de chamamento, a melhoria dos seus índices e a segurança de produtos e serviços no país.

Maria Helena explica que a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, divulgou o “Boletim Saúde e Segurança do Consumidor 2015”, que faz o levantamento de todos os recalls, bem como os índices de atendimento das campanhas dos anos de 2013 e 2014. “Observa-se o crescente índice de campanhas de chamamento realizadas no decorrer dos últimos anos, bem como sua maior diversificação. Entretanto, o índice de atendimento, que representa o percentual de consumidores já atendidos, apresentam baixos índices, principalmente aqueles referentes a veículos, alimentos, brinquedos e medicamentos”, lamenta.

Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabíku Junior;
- o diretor-executivo da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Henrique Uchió Tada;
- a representante da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Cassia Bianca Lebrão Cavalari Ferreira;
- o representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira; e
- o coordenador-geral de Consultoria Técnica e Processos Administrativos do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC), Kleber José Trinta Moreira e Lopes.

O debate será às 14 horas, em plenário a ser definido.

Da Redação - LC

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