Consumidor

Comissão discute crise de abastecimento de água no estado de São Paulo

03/04/2014 - 08:24  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados promove audiência pública hoje, às 9 horas, para discutir o problema do fornecimento de água nos municípios abastecidos pela bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em São Paulo.

O evento atende solicitação do deputado Guilherme Campos (PSD-SP). Ele ressalta que, apesar dos investimentos realizados no passado, o estado de São Paulo enfrenta atualmente a maior crise hídrica de sua história, provocada pelo calor recorde e falta de chuvas que resultaram em uma estiagem atípica.

“Os reservatórios responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana de São Paulo e da região abrangida pela bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que abastece a região de Campinas, estão em níveis baixíssimos, o que aumenta a preocupação com uma possível falta de água no estado”, destaca o parlamentar.

O potencial de recursos hídricos da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí não está, em sua totalidade, à disposição para uso na própria região, pois uma parcela substancial é revertida por meio do Sistema Cantareira, para a bacia do Alto Tietê.

Situação extrema
O relatório gerado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), aponta que, neste cenário de estiagem a água do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo e a região de Campinas poderia acabar ainda nesse semestre.

Além disso, uma situação extrema poderia gerar uma disputa pela água entre as regiões. “O objetivo da presente audiência pública é aproveitar o momento de emergência atual e discutir as medidas que possam ser implantadas para sanar a situação, tais como: definição de investimentos; começar campanhas de racionamento e conservação da água, construção de reservatórios e aceleração das obras em andamento”, destaca o parlamentar.

Outra medida que merece ser discutida é a reestruturação da rede para evitar perdas entre a captação da água até a chegada à casa do consumidor. Há notícias de empresas em que o nível de desperdício da água chega a 40%. “Não adianta a realização de campanhas para cobrar da população um consumo consciente da água quando a empresa distribuidora não se cerca destes cuidados.”

Convidados
Foram convidados para discutir o tema com os integrantes da comissão:
- o diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo;
- o assessor do gabinete do secretário de estado de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo Rui Brasil Assis;
- o representante da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), Ricardo Guilherme Araújo;
- o diretor geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), Marcus Vinicius de Almeida Melo;
- o diretor presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), Arly de Lara Romeo;
- o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí /Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz;
- o assessor da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo, João Cabrera Filho; e
- o presidente do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Comitês PCJ, Gabriel Ferrato dos Santos.

A audiência ocorrerá no plenário 5.

Da Redação – NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.