Consumidor

Seguridade aprova assentos preferenciais em shoppings

04/07/2012 - 20:21  

Saulo Cruz
Paulo Foletto
Foletto: a acessibilidade é um anseio de todo o Brasil.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira (4), proposta que obriga os shoppings e centros comerciais a destinarem assentos preferenciais em praças de alimentação para idosos, gestantes, lactantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A medida está prevista no Projeto de Lei 579/11, da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB).

Pela proposta, esses locais deverão ter acesso fácil e reunir pelo menos 5% das cadeiras, poltronas ou sofás disponíveis.

Lactantes
O texto original não incluía as lactantes no grupo beneficiado. A mudança foi incluída pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e a proposta que foi ratificada pelo relator atual, deputado Paulo Foletto (PSB-ES).

Ele explicou que a medida já está sendo adotada nos centros comerciais da maioria das cidades, “Isso não significa, no entanto, que o projeto seja desnecessário. Não sabemos até que ponto as legislações municipais avançaram nesse sentido, e a acessibilidade é um anseio de todo o Brasil”, disse.

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta