Consumidor

Comissão aprova propaganda obrigatória sobre direitos do consumidor

02/09/2011 - 12:48  

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, na quarta-feira (31), a obrigatoriedade de o poder público destinar 10% do tempo de toda propaganda oficial para veicular campanhas de esclarecimento sobre os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Gilberto Nascimento
Nilda Gondim
Nilda Gondim: propaganda oficial vai orientar sobre consumo adequado dos produtos.

A proposta aprovada é um substitutivo ao Projeto de Lei 3828/08, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). O projeto previa 20% da propaganda oficial com esclarecimentos sobre direitos do consumidor, mas apenas nos meses de maio, em razão do Dia das Mães, e de novembro e dezembro, em virtude do Natal.

A relatora do projeto, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), afirmou que o texto foi modificado após debate na comissão, quando vários deputados defenderam a divulgação de informações sobre as relações de consumo ao longo de todo o ano.

A deputada lembrou que o Código de Defesa do Consumidor já prevê a “educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços”.

Tramitação
O projeto será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como foi rejeitado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, a decisão final caberá ao Plenário.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3828/2008

Íntegra da proposta