Consumidor

Sistema antiesmagamento em vidro de carros poderá ser obrigatório

24/07/2009 - 12:53  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5125/09, do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), que inclui, entre os equipamentos obrigatórios dos veículos automotores, o dispositivo antiesmagamento nas janelas cujo vidro é acionado por circuito elétrico.

A proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), tem como objetivo evitar que a mão ou o braço de algum ocupante do veículo seja comprimido pelo vidro contra a travessa da janela.

Acidentes frequentes
Acidentes assim, diz o deputado, vem ocorrendo com "espantosa frequência". Na maioria dos casos, resultam em lesões de pouca gravidade, mas há registros de acidentes graves, especialmente envolvendo crianças pequenas e bebês.

O problema, segundo Jefferson Campos, é que o movimento dos vidros acionados por circuito elétrico não é interrompido quando algo interpõe-se à sua trajetória ascendente. Daí a necessidade do dispositivo antiesmagamento.

O deputado acentua que o dispositivo pode prevenir muitos acidentes, já quie a maioria dos veículos em circulação já dispõem do mecanismo.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Aprovada na Câmara, exigência de airbag em carros já é lei
Tacógrafo pode se tornar obrigatório em todos os veículos
Caminhões poderão ter dispositivo sonoro para marcha a ré
Comissão aprova norma para uso de luzes de veículos

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta