Ciência, tecnologia e Comunicações

Deputados lamentam morte do jornalista Ricardo Boechat

Boechat tinha 66 anos de idade, era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e tinha uma coluna semanal na revista IstoÉ

11/02/2019 - 17:19  

Reprodução/Facebook
Jornalista Ricardo Boechat
Ricardo Boechat morreu nesta segunda-feira, vítima de acidente de helicóptero

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e diversos parlamentares lamentaram a morte do jornalista Ricardo Boechat, vítima de um acidente de helicóptero em São Paulo, nesta segunda-feira (11).

“Recebo com tristeza a informação sobre a morte do jornalista Ricardo Boechat e do piloto do helicóptero que caiu nesta manhã. Boechat foi um dos grandes comunicadores do nosso país e uma referência de bom jornalismo e independência. Minha solidariedade a seus familiares e amigos”, disse Rodrigo Maia, no Twitter.

Secretário de Comunicação da Câmara lamenta morte trágica de Ricardo Boechat

Parlamentares de partidos como DEM, PSDB, PPS, Psol e PT também lamentaram a morte do jornalista.

O líder do PPS na Câmara, deputado Daniel Coelho (PE), afirmou que o jornalista, durante toda sua trajetória, prezou pelo jornalismo de qualidade. “O Brasil perde uma das maiores referências no jornalismo. Ricardo Boechat praticou um jornalismo independente e sério. Era um profissional que não tinha medo de emitir suas opiniões a respeito de qualquer assunto”, disse.

“Boechat era um exemplo de profissional para o Brasil e para o mundo. Sua trajetória pode e deve ser seguida por todos que atuam na comunicação”, afirmou Daniel Coelho.

O líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), também divulgou nota de pesar. "A bancada do PT na Câmara manifesta profundo pesar pelas mortes do jornalista Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci, vítimas do acidente com helicóptero que caiu hoje no Rodoanel, em São Paulo. O jornalismo brasileiro perde um de seus principais expoentes, num momento em que o Brasil enfrenta um governo que ameaça direitos e a própria atuação livre da imprensa", diz a nota.

"Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos parentes e familiares de ambos, assim como aos amigos e colegas de Boechat da Rede Bandeirantes", conclui a nota divulgada por Paulo Pimenta.

Contribuição ao jornalismo
Segundo nota divulgada pelo Psol, “Boechat deixa uma vida de contribuição ao bom exercício do jornalismo crítico”. “Mais um dia triste para o Brasil”, diz trecho da nota.

Nota divulgada pela Executiva Nacional do PSDB destacou que Boechat "ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro e atuou em alguns dos principais veículos e canais do País”.

Parlamentares do DEM também lamentaram a morte do jornalista. “Toda solidariedade aos familiares, amigos e colegas da Rede Bandeirantes. O jornalismo, a democracia e o País perderam um grande representante”, disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Boechat tinha 66 anos de idade, era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e tinha uma coluna semanal na revista IstoÉ. Ao longo de sua carreira, também escreveu para jornais como O Globo, O Dia e O Estado de São Paulo.

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.