Ciência, tecnologia e Comunicações

Principal meta do Ministério das Comunicações é assegurar banda larga até 2018

29/04/2015 - 10:35  

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse há pouco que a missão fundamental do ministério é assegurar o acesso de internet em banda larga para a população brasileira. “Até 2018, precisamos dizer que o Brasil é um dos países mais digitalizados do mundo”, afirmou, em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Conforme Berzoini, hoje todas as escolas urbanas têm conexão de internet, mas, devido à baixa velocidade, essa conexão só serve para os serviços administrativos da escola, sem poder contribuir para o aprendizado escolar. A expectativa dele é que a velocidade dos serviços de banda larga nas escolas seja de 25 mbps (megabits por segundo) em 2018.

Outra meta do ministério é a “modernização radical” dos processos de concessão de outorgas de rádio e TV. Hoje alguns processos duram até 12 anos. “Queremos desburocratizar e simplificar essas licenças”, afirmou. Ele disse que o ministério vai verificar se mudanças na lei são necessárias.

Além disso, conforme Berzoini, o ministério tem a meta de concluir o processo de digitalização da televisão brasileira, até 2018. O ministro garantiu que o acesso ao conversor para adaptar a televisão analógica ao sinal digital será gratuito para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família.

Segundo ele, o ministério ainda vai decidir que tipo de conversor será entregue a essas famílias, mas a ideia é que esse conversor possibilite a interatividade, com a interação do cidadão com serviços públicos, por exemplo.

A audiência ocorre no plenário 13.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.