08/01/2014 - 14h09

Proposta reduz a zero alíquota sobre tarifa de ligação entre operadoras de celular

TV CÂMARA
Dep. Ademir Camilo (PSD-MG)
Camilo: preços abusivos cobrados por ligações entre operadoras têm levado os consumidores a adquirir chips de cada operadora.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5285/13, do deputado Ademir Camilo (PSD-MG), que reduz a zero as alíquotas de PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre as receitas de empresas de telecomunicação pela tarifa de interconexão.

Esse valor é cobrado do usuário de uma operadora em chamadas para número de outra operadora. O recurso serve para remunerar a operadora que recebe a ligação pela utilização da sua rede.

Segundo o parlamentar, a tarifa de interconexão é o principal fator para encarecer as contas de telefone. Ele espera que os preços diminuam com o fim das alíquotas.

“Esses preços abusivos cobrados por ligações entre operadoras diferentes têm levado os consumidores a adquirir três ou quatro chips de telefonia celular, um de cada operadora”, disse Camilo.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Wellington Faria | 09/01/2014 - 09h20
A proposta pode beneficiar aos usuários, o que não é certo, mas certamente beneficiará as operadoras. Essa proposta não garante a redução das tarifas, mas garantirá às operadoras um lucro maior.