Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova critérios para registro de domínio na internet

11/07/2013 - 14:47  

TV CÂMARA
Dep. Ariosto Holanda (PSB-CE)
Holanda; proposta interessa ao desenvolvimento da internet no País.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou proposta que estabelece critérios para o registro de nomes sob o domínio ".br" na internet.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio ao Projeto de Lei 835/11, do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), que proíbe o registro de nomes de domínio de internet nas categorias sob o domínio ".br" idênticos ou bastante similares a nomes de marcas, de empresas ou de pessoas previamente conhecidas, sem autorização do titular.

De acordo com o que foi aprovado, o registro de um nome de domínio será concedido ao primeiro requerente que atender às exigências do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e implementado pelo órgão executor indicado pelo CGI.br.

O relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), defendeu a aprovação do substitutivo argumentando que ele traz à lei as atribuições do CGI.br, órgão instituído por meio do Decreto 4.829/03, com o objetivo de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços de internet no País.

“Este decreto estabelece que uma das atribuições do CGI.br é estabelecer diretrizes para a organização das relações entre o Governo e a sociedade, na execução do registro de Nomes de Domínio, na alocação de endereço IP e na administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível, ".br", no interesse do desenvolvimento da internet no País”, destacou Holanda.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araujo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.