Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara e Assembleia Legislativa de SP assinam acordo para TV Digital

11/04/2012 - 09:25  

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz, e 25 presidentes de câmaras municipais do interior de São Paulo assinam hoje acordo para a instalação da Rede Legislativa de TV Digital em seus municípios. A cerimônia será realizada no auditório da TV Câmara, às 11 horas.

Depois de negociação com o Ministério das Comunicações e a Anatel, tendo à frente Marco Maia e o primeiro-secretário, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), a Câmara recebeu consignações para operar nas cidades em que agora assina acordos de parceria.

São elas: Americana, Araras, Araraquara, Botucatu, Caraguatatuba, Cubatão, Estância Balneária Praia Grande, Estância de Bragança Paulista, Estância de Atibaia, Estância Turística de Itu, Franca, Guarujá, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Penápolis, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Valinhos e Votorantim.

O proejto da Rede Legislativa foi criado pela Câmara em 2006 para garantir a expansão do sinal da TV Câmara ao menor custo possível. É usado o recurso da multiprogramação, que permite que o mesmo canal, 61, seja compartilhado por diferentes emissoras. A TV digital chega às casas dos telespectadores gratuitamente, em sinal aberto.

Assim também está sendo rompido o confinamento em que estava o canal da TV Câmara e das demais TVs legislativas, antes só disponíveis nos serviços de TV por assinatura e antenas parabólicas.

Parcerias
A Rede Legislativa de TV digital está em operação na capital paulista há três anos, exibindo os sinais da TV Câmara (61.1), TV Assembleia (61.2) e TV Senado (61.3), e em maio deverá receber o quarto canal, iniciando as transmissões de um canal das câmaras municipais da Grande São Paulo. O público potencial é de quase 20 milhões de habitantes da metrópole de São Paulo, que recebem o sinal aberto, gratuito, com alta qualidade.

A Câmara vai inaugurar, até maio, as operações de TV digital em Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza. Em todas essas capitais, as parcerias se repetirão.

No dia 29 de março, foi inaugurada a operação de Ribeirão Preto, a primeira cidade do interior a receber a Rede Legislativa de TV Digital.

A Câmara dos Deputados começa agora a identificar as câmaras municipais brasileiras interessadas em aderir ao projeto para solicitar novas consignações ao Ministério das Comunicações. A expectativa é que, no final de abril, sejam encaminhados pedidos para mais de 200 cidades de vários estados.

Na semana passada, um acordo já havia sido assinado com as câmaras municipais da Grande São Paulo.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.