Ciência, tecnologia e Comunicações

Sinais da TV e da Rádio Câmara chegarão a Mato Grosso e Goiás

07/12/2011 - 19:59  

Arquivo/ Beto Oliveira
Eduardo Gomes
Eduardo Gomes, 1º secretário: "A TV Câmara empresta sua audiência e tecnologia".

A Câmara assinou na terça-feira (6) convênio para expansão dos sinais da TV Câmara para Mato Grosso e Goiás e da Rádio Câmara para Mato Grosso. Segundo o primeiro-secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que representou o presidente Marco Maia na cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o convênio só pode ser firmado graças ao preparo do Legislativo dos dois estados. “A TV digital aberta e com programação compartilhada foi possível graças à organização e preparo em que se encontram os legislativos de Mato Grosso e Goiás”, frisou.

Para Eduardo Gomes, é importante que a TV Câmara encontre na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Mato Grosso a receptividade e a organização necessária para que tenha uma transmissão de qualidade. “A assembleia fez os investimentos adequados no momento certo e isso facilita bastante. A TV Câmara empresta sua audiência, sua tecnologia e traz para si o grande trabalho que a TV Assembleia do Mato Grosso já vem fazendo”, afirmou.

Rádio
No termo formal do convênio, há previsão de expansão do sinal da Rádio Câmara também para Goiás, mas ainda não há concessão de canal no estado. Atualmente, a programação completa da Rádio Câmara é sintonizada apenas no Distrito Federal e nas cidades do entorno do DF.

As demais cidades do País podem acompanhar as notícias, campanhas, reportagens especiais e programas culturais por meio da internet. Além disso, mais de 1,8 mil rádios reproduzem parte do material produzido pela rádio Câmara gratuitamente.

O diretor da Rádio Câmara, Mauro Cecherini, destacou que a parceria firmada nesta semana permitirá que toda a população do Mato Grosso acompanhe as informações sobre o funcionamento do Plenário da Câmara e das comissões. “O cidadão vai ter um contato direto com seus representantes lá em Brasília e poderá acompanhar as votações e as posições dos deputados, o que, de uma forma geral, é tratado de uma forma deficiente pela mídia comercial”, ressaltou.

Da Redação/MCD

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.