Ciência, tecnologia e Comunicações

Lançada frente parlamentar pela modernização da base de Alcântara

24/04/2019 - 19:34  

Foi instalada nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara (MA).

O grupo, que conta com a participação de 200 deputados e dois senadores, defende o uso comercial da base. “É importante para o País, não apenas para o Maranhão. O Brasil precisa entrar no bilionário mercado aeroespacial, e a base hoje está obsoleta”, disse o coordenador da frente, deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA).

O parlamentar acrescentou, entre os objetivos do colegiado, a proteção da soberania nacional no acordo firmado com os Estados Unidos para uso do centro de lançamento. “A frente estará atenta a essa questão.”

O acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) entre Brasil e Estados Unidos foi firmado em março com o objetivo de permitir a utilização comercial da plataforma. O documento prevê que Washington poderá lançar satélites e foguetes da base maranhense. O território continuará sob jurisdição brasileira.

A base de lançamento de Alcântara é considerada ideal para uso comercial em função da proximidade com a Linha do Equador, o que gera economia de propelente ou combustível do foguete. Para entrar em vigor, o acordo depende de aprovação do Congresso Nacional.

Reportagem - Lincoln Macário
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.