Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão vota MP que extingue empresa espacial criada com Ucrânia

A extinção da empresa põe fim a uma parceria com os ucranianos que começou em 2003. Caberia à Ucrânia desenvolver o foguete e ao governo brasileiro, cuidar da infraestrutura da base de lançamentos

19/12/2018 - 08:23  

Agência Espacial Brasileira
Tecnologia - espacial - Base de lançamento de foguetes em Alcântara, no Maranhão
Por estar próxima à Linha do Equador, a Base de Alcântara gera economia de combustível para o lançamento de satélites

A comissão mista que analisa a medida provisória que extingue a Empresa Binacional Alcântara Cyclone (MP 858/18) vota hoje o parecer do relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ). 

A empresa binacional extinta foi criada em parceria com o governo ucraniano para explorar comercialmente o lançamento de satélites a partir da base de Alcântara, no litoral do Maranhão

Cooperação
A edição da medida ocorre após o Brasil sair do Tratado sobre a Cooperação de Longo Prazo na Utilização do Veículo de Lançamentos Cyclone-4, assinado pelos dois países em 2003.

Na época, a ideia era usar o Centro de Lançamento de Alcântara para enviar satélites brasileiros, ucranianos e de outros países ao espaço, cobrando pelo serviço.

Caberia à Ucrânia desenvolver o foguete. Ao governo brasileiro caberia cuidar da infraestrutura de solo no CLA – os ucranianos detinham a tecnologia para fabricar foguetes mas não possuíam centro de lançamento próprio.

A comissão mista reúne-se às 10h30, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 858/2018

Íntegra da proposta