Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara lança Ulysses, robô digital que articula dados legislativos

28/11/2018 - 18:32  

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (28) uma nova ferramenta em seu portal, para facilitar a transparência e a interação da instituição com a sociedade: o robô digital Ulysses. Ele conjuga vários algoritmos de inteligência artificial, o que permitirá a articulação automática de diversos dados legislativos disponíveis no portal da Câmara e em vários sistemas da Casa.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Lançamento Robô Ulysses
Sebastião Neiva Filho, diretor de inovação e tecnologia da informação da Câmara: sistema permitirá acesso mais rápido a dados legislativos

O nome do robô é uma homenagem ao presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães.

De acordo com o diretor do setor de inovação e tecnologia da Câmara, Sebastião Neiva Filho, o sistema vai garantir ao cidadão acesso rápido a informações legislativas e aos deputados mais eficiência na elaboração de leis.

“O Ulysses vem nos ajudar a sermos mais ágeis e precisos na entrega de informações para o parlamentar, a área administrativa, as assessorias da Casa e, principalmente, para o cidadão”, disse.

O site da Câmara, que tem quase 200 milhões de acessos por ano e apresenta dados sobre projetos, notícias, estudos e legislação, entre dezenas de outros assuntos, é apenas a parte mais visível do sistema que já está sendo operado pelo Ulysses.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

Em breve, ele vai classificar também discursos de deputados e estudos técnicos. O passo seguinte será traduzir tudo isso para outras línguas e, em seguida, responder perguntas dos cidadãos. Também vai reconhecer a voz dos deputados, resumir os projetos e até identificar a posição da sociedade sobre determinados assuntos.

"O Ulysses vai aprender a encontrar palavras-chave em documentos legislativos para melhorar a relevância de pesquisas, tanto pela ferramenta de pesquisas da Câmara quanto em sites como Google, Yahoo, Bing e outros semelhantes", acrescentou Rodolfo Vaz, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.