Ciência, tecnologia e Comunicações

Hackathon Legislativo Mundial resulta em nove projetos sobre transparência no Legislativo

Maratona que ocorreu durante a Conferência Mundial sobre o Parlamento Eletrônico 2016 resultou em projetos sobre transparência e participação social

06/07/2016 - 17:46  

Divulgação
Comunicação - Internet - Câmara realiza no Chile 1º Hackathon Legislativo Mundial - Laboratório Hacker
O evento contou com a colaboração de nove países e resultou em nove projetos sobre participação social e transparência no Legislativo.

O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados realizou de 28 a 30 de junho, na cidade de Valparaíso, no Chile, o 1º Hackathon Legislativo Mundial, em parceria com a União Interparlamentar, o Instituto Nacional Democrata e a Câmara de Deputados do Chile.

O Centro de Informática colaborou ao participar do ConecDados, atividade preparatória para o Hackathon.

O evento, realizado durante a Conferência Mundial sobre o Parlamento Eletrônico 2016, contou com a colaboração de nove países e resultou em nove projetos sobre participação social e transparência no Legislativo.

O Hackathon é uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais. Esse Hackathon reuniu participantes e colaboradores remotos de nove países (Argentina, Brasil, Chile, Peru, Reino Unido, Canadá, França, Itália e Estados Unidos).

Divulgação
Tecnologia - Comunicação - Internet - Câmara realiza no Chile 1º Hackathon Legislativo Mundial - Laboratório Hacker
Esse Hackathon reuniu participantes e colaboradores da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Reino Unido, Canadá, França, Itália e Estados Unidos

Conferência Mundial
O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rômulo Mesquita, também participou da Conferência Mundial, na qual apresentou as recentes inovações de interação da Casa.

Ele destacou o uso do aplicativo Infoleg (a “Câmara na sua mão”) e as ações de transparência durante o painel “Parlamentares Digitais: Ferramentas, Oportunidades e Desafios para Representantes Eleitos”.

Aplicativos
Os nove projetos apresentados durante o evento foram desenvolvidos em três trilhas:

  • na primeira, os que facilitam a compreensão do trabalho legislativo por parte do cidadão, reinterpretando a informação de uma maneira diferente.
  • na segunda, o desenvolvimento ou aprimoramento de projetos de participação; e,
  • na terceira, outros projetos relacionados ao trabalho dos Legislativos.

Um dos aplicativos selecionados, o Socievole facilita a visualização da legislação do Reino Unido ao separar os assuntos por temas em uma linha do tempo.

Já o Raio-X da Lei, parceria do Chile com o Brasil, é um aplicativo que permite a leitura de códigos de barras (QR Codes) pela cidade, para o cidadão ter acesso imediato às leis que regem situações do cotidiano, como em placa de proibido fumar ou em vaga exclusiva de estacionamento, por exemplo.

Wikilegis
Dentro da trilha de aprimoramento de projetos, dois hackers trabalharam com a adaptação do Wikilegis (wikilegis.labhackercd.net) da Câmara dos Deputados, a ferramenta criada para participação dos cidadãos no processo de elaboração de leis.

O objetivo é que a plataforma, que teve uma receptividade muito positiva dos Parlamentos, possa ser aproveitada também, na prática, pelos Legislativos de língua espanhola, dentro da premissa colaborativa dos hackers cívicos.

Os participantes chilenos receberam da Câmara dos Deputados do Chile um estágio no Laboratório Hacker para continuação do desenvolvimento dos projetos apresentados durante o evento. Quatro hackers locais virão à Câmara dos Deputados por uma semana, em agosto, para trocar experiências com os brasileiros no LabHacker.

Divulgação
Tecnologia - Comunicação - Internet - Câmara realiza no Chile 1º Hackathon Legislativo Mundial - Laboratório Hacker
Os participantes chilenos receberam da Câmara dos Deputados do Chile um estágio no Laboratório Hacker para continuação do desenvolvimento dos projetos apresentados durante o evento

Hackathons
O Laboratório Hacker foi convidado a coordenar o evento internacional pela experiência adquirida na realização de hackathons voltados para o Legislativo e por ser o primeiro espaço criado para promover o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania dentro de um Parlamento.

A Câmara dos Deputados também foi o primeiro Parlamento a realizar um hackathon nacional nas Américas, em 2013. Com o tema Transparência Legislativa e Participação Popular, o evento contou com 183 inscritos e 24 projetos finalistas.

No ano seguinte, o LabHacker organizou a segunda maratona, desta vez com o tema Gênero e Cidadania. Foram inscritos 165 candidatos, com o desenvolvimento de 19 projetos.

Para conhecer melhor o resultado do Hackathon, acesse o documento colaborativo utilizado durante o evento: http://pad.w3c.br/p/parlhack

Da Redação - RCA
Com informações do LabHacker da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.