Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova recursos do FAT para apoio tecnológico a microempresa

23/11/2012 - 20:05  

Arquivo/ Alexandra Martins
Eliene Lima
Eliene Lima: medida vai agregar competitividade às microempresas.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na quarta-feira (21) o Projeto de Lei 3728/12, que destina 3% da arrecadação do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para um programa de apoio à inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.

A proposta é resultado de diagnóstico elaborado pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara e foi apresentada pelo deputado Ariosto Holanda (PSB-CE).

O projeto propõe a estruturação de programas de empreendedorismo, conduzidos prioritariamente pelos institutos federais de ensino tecnológico (Ifets), e um sistema de custeio de ações de suporte laboratorial e consultivo, mediante a oferta de recursos para equipar os centros vocacionais tecnológicos (CVTs) e prover bolsas aos professores e técnicos envolvidos com iniciativas de apoio tecnológico.

"O caminho para chegar às micro e pequenas empresas é o caminho da extensão, a partir das universidades e dos institutos tecnológicos” disse Holanda.

O deputado afirma que a aprovação da proposta pode ampliar o alcance dos centros tecnológicos e de unidades avançadas, que hoje chegam a cerca de 600 municípios, para mais de 3 mil municípios. Os CVTs atuariam em áreas do conhecimento relacionadas com a vocação econômica da região atendida.

Apoio às microempresas
O relator, deputado Eliene Lima (PSD-MT), recomendou a aprovação da proposta. Ele afirma que as micro e pequenas empresas respondem por 53% dos empregos, mas representam apenas 20% das ações de inovação em produtos ou processos.

“O atual enfoque da comunidade científica privilegia a transferência às empresas de tecnologia de ponta produzida pela academia. No entanto, para a microempresa, em particular aquela situada em pequenas localidades ou em áreas de risco social dos grandes centros, e cuja importância social é redobrada, é importante receber conhecimentos e apoio técnico para adotar novos produtos, serviços e processos que agreguem competitividade ao seu portfólio, ainda que em níveis relativamente distantes da fronteira do conhecimento”, afirmou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3728/2012

Íntegra da proposta